ARACEAE

Philodendron fragile Nadruz & Mayo

Como citar:

Lucas Moraes; Raquel Negrão. 2018. Philodendron fragile (ARACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

149,30 Km2

AOO:

24,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Endêmica do estado do Rio de Janeiro (Coelho et al., 2015), encontrada nos municípios de Nova Friburgo (Calazans, 2014), onde foi coletada na Reserva Ecológica de Macaé de Cima (M. Nadruz 1066) e Santa Maria de Madalena, onde ocorre no Parque Estadual do Desengano (Calazans, 2014).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2018
Avaliador: Lucas Moraes
Revisor: Raquel Negrão
Critério: B1ab(i,ii,iii,iv,v)+2ab(i,ii,iii,iv,v)
Categoria: EN
Justificativa:

Erva, liana, hemiepífita endêmica do estado do Rio de Janeiro, ocorre em Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (BFG, 2015) e Floresta Densa Montana (Calazans, 2014). Possui EOO=130 km², AOO=20 km² e está sujeita a duas situações de ameaça. Está presente no município de Nova Friburgo (Calazans, 2014), onde se encontra ameaçada pela expansão urbana (Mendes, 2010) e pelo regime de incêndios (Mota, 2009). No município de Santa Maria Madalena (Calazans, 2014), a espécie está ameaçada pelas atividades agriculturais que reduziram significativamente a vegetação nativa (TCE-RJ, 2004). Foi encontrada na Reserva Ecológica de Macaé de Cima (atual Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima) e no Parque Estadual do Desengano (Calazans, 2014). O conjunto de ameaças que incidem sobre a espécie acarreta declínio contínuo da EOO, AOO, qualidade do hábitat, número de subpopulações e número de indivíduos maduros.

Último avistamento: 2012
Quantidade de locations: 2
Possivelmente extinta? Não
Razão para reavaliação? Other
Justificativa para reavaliação:

Novo recorte

Houve mudança de categoria: Sim
Histórico:
Ano da valiação Categoria
2012 EN

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em Bol. Bot. Univ. São Paulo 17: 52 P. fragile é próxima de P. elongatum, mas pode ser diferenciada pela lâmina alongado-ovada a triangular, base subcordada, lobos posteriores 1.7-2.5 (-4) centímetros de comprimento, 11 a 15.3 centímetros de largura e tubo da espata internamente verde tornando-se róseo avermelhado em direção a base (Coelho e Mayo, 1998).

Ecologia:

Substrato: hemiepiphytes
Forma de vida: herb, liana
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Densa Montana
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane Forest
Detalhes: Erva, liana (Coelho et al., 2015), hemiepífita (M. Nadruz 775), umbrófila (M. Nadruz 1292), de ocorrência em Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Coelho et al., 2015) e Floresta Densa Montana (Calazans, 2014). Coletada em beira de estrada (M. Nadruz 1002).
Referências:
  1. Coelho, M. A. ., Soares, M. L., Calazans, L. S. B., Gonçalves, E. G., Andrade, I. M. de, Pontes, T. A., … Mayo, S. (2015). Araceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB5036> . Acesso em: 10 de Março de 2015.
  2. Calazans, L. 2014. Philodendron (Araceae).. Catálogo das espécies de plantas vasculares e briófitas do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://florariojaneiro.jbrj.gov.br>

Ameaças (3):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Residential & commercial development habitat,occurrence past,present,future local high
Na busca de uma forma alternativa de vida, além dos turistas considerados visitantes, novos moradores se instalaram em Nova Friburgo fugindo de centros urbanos. Isso gerou substituição de atividades agropecuárias por atividades vinculadas ao turismo, à construção civil, ao comércio e à prestação de serviços, a fim de atenderem as novas demandas da região, e se transformaram as principais fontes de renda de seus antigos moradores. Muitos imóveis que possuíam funções agrícolas voltadas à produção, foram alterados para se tornarem residências, sítios de veraneio ou pousadas, locais de consumo e de “contemplação da natureza”, gerando novos valores e reconfigurando o território (Mendes, 2010).
Referências:
  1. Mendes, S.P., 2010. Implantação da APA Macaé de Cima (RJ): um confronto entre a função social da priopriedade e o direito ao meio ambiente ecologicamente preservado. V Encontro Nac. da Anppas, Florianópolis, SC.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
7.1.1 Increase in fire frequency/intensity locality,habitat,occupancy,occurrence,mature individuals past,present,future local very high
A região de Nova Friburgo sofre com a ocorrência de incêndios, agravada pela baixa umidade do ar e estiagem prolongada. Somente no ano de 2007, ocorreram incêndios sobre a vegetação, incêndios cuja quantidade foi considerada maior que a média da década, o que reforça a escala do problema (Mota, 2009).
Referências:
  1. Mota, L.D.M., 2009. Produção agrícola, meio ambiente e saúde em áreas rurais de Nova Friburgo, RJ: conflitos e negociações.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Ecosystem conversion 2 Agriculture & aquaculture habitat,occurrence past,present,future local high
No município de Santa Maria Madalena, a redução de áreas de floresta ombrófila passou de 35% no ano de 1994 para 11% no ano de 2001, indicando aumento substancial de áreas de pastagens (média de 58% do território), vegetação secundária (área média de 35%) e de áreas agrícolas no município (TCE-RJ, 2004). O estudo aponta que diversos fragmentos florestais foram reduzidos ou mais fragmentados, gerando barreiras para implantação de corredores ecológicos(TCE-RJ, 2004). Nesse caso, Santa Maria Madalena necessitaria implantar 1.249 hectares de corredores, o que representa 1,5% da área total do município (TCE-RJ, 2004).
Referências:
  1. TCE-RJ, 2004. Estudo Socioeconômico 2004 - Santa Maria Madalena. Rio de Janeiro. Disponível: www.tce.rj.gov.br/documents. Acesso em: 20/04/2015

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1 Land/water protection on going
Coletada na Reserva Ecológica de Macaé de Cima (M. Nadruz 1066) e de ocorrência no Parque Estadual do Desengano (Calazans, 2014).
Referências:
  1. Calazans, L. 2014. Philodendron (Araceae).. Catálogo das espécies de plantas vasculares e briófitas do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://florariojaneiro.jbrj.gov.br>